domingo, 27 de maio de 2007

Comitivas Comenius em Portugal

Em Maio de 2007 foi a vez das comitivas sueca e grega serem por nós recebidas. Ficam algumas histórias divertidíssimas da sua passagem por Portugal. Da recepção oficial que o sempre gentil Senhor Vereador Tinta Ferreira nos ofereceu, a exposição que os alunos do 7º ano criaram e que pode ser vista em detalhe numa excelente conversão em flash pelo Paulo Sousa no site

www.ebionofre.pt/sat/home.html

a passagem pelo Oceanário, Nazaré, Tamariz, os meus alunos a cantarem em grego, depois de muitos ensaios a que nunca assisti, enfim, dezenas de memórias deliciosas. Recordo apenas duas pequenas historietas.

Os filhos de uma das delegadas gregas eram fanáticos pelo jogador João Moutinho e pelo Liedson, futebolistas do Sporting Clube de Portugal. Por isso, antes de seguirmos para o avião que os levaria de regresso, o Paulo e eu decidimos passar pelo Alvaláxia, a catedral do novíssimo estádio do clube lisboeta.

Uma vez lá dentro, por razões diplomáticas, não conseguimos escusar-nos a vestir camisetas oficiais do Sporting. Nenhum de nós é leão. Benfica. Daí a expressão nada empática com que vestimos a camiseta do nosso rival.

Finalmente, deixo-vos com um clip video filmado com telemóvel, em que, Pantelis, o muito formal director da escola grega não resiste ao encanto do mar do Tamariz e se lança no seu primeiro banho no Atlântico.

O projecto "Sea and Tourism" baseou-se na seguinte fundamentação:

"O mar e o seu usufruto é e sempre foi uma fonte de vida, um recurso económico, uma fonte de inspiração criativa, um lugar de prazer e de deleite.
O mar constitui também uma ilustração eloquente de identidade e de comunidade globais. O culto pelo mar, associado a um turismo sustentável e são, pode, efectivamente, servir para unir povos, bem como providenciar uma excepcional ilustração das fragilidades dos ecossistemas marinhos, desta forma reforçando um sentido comunitário de educação para o ambiente.
O propósito capital deste projecto é o de ilustrar a magnitude e o sentido do mar e do turismo como mananciais de riqueza material e cultural.

Com ele pretende-se alertar os nossos alunos para a relevância do mar e do turismo como factores estruturais de desenvolvimento económico e cultural, permitir-lhes que desenvolvam pontos de vista e posições de cultura perante a vida marinha e providenciar uma experiência ampliada acerca do contexto da vida insular e balnear, do ponto de vista da sua cultura, tradições e futuro.


A exposição (online e offline) inaugurada na semana em que a União Europeia perfaz 50 anos de existência é, precisamente, o produto de uma colaboração entre escolas de quatro países europeus Portugal, Suécia, Grécia e Roménia. A selecção das entradas é da responsabilidade dos alunos que frequentaram a disciplina de Área de Projecto, no 7º ano, turma C no ano lectivo 2006/2007, depois de estudadas as propostas avançadas por colegas da sua idade dos restantes países.


Este projecto envolveu as disciplinas de Educação Visual e Tecnológica (Paulo Sousa), Geografia (João Henriques), História e Área de Projecto (Rui Correia)."

Sem comentários:

Enviar um comentário